ÁSIA EM TRANSE: DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS PARA ALÉM DO ORIENTALISMO por Maria Clara de Deus Oliveira Gomes da Silva e Milan Puh


Quando falamos em Ásia, a que exatamente estamos nos referindo? Embora pareça uma pergunta simples, ela revela uma das questões centrais dos Estudos Orientais contemporâneos. Em meio a guerras, deslocamentos populacionais, disputas de memória e transformações culturais, a Ásia frequentemente aparece associada à ideia de crise. Essa percepção, contudo, está relacionada às categorias utilizadas para definir o continente e produzir conhecimento sobre ele. Antes de discutir a crise, é necessário compreender como a própria ideia de Ásia foi construída.

A proposta deste trabalho parte dessa questão. O tema "Ásia em transe" é compreendido como uma possibilidade de reflexão sobre os fundamentos epistemológicos dos Estudos Orientais. O transe é pensado como um deslocamento das categorias que organizaram historicamente esse campo de pesquisa. A discussão, portanto, volta-se aos modos pelos quais a Ásia foi constituída como objeto de conhecimento, observando os processos que produziram determinadas formas de representação sobre o continente.

A crítica desenvolvida por Edward Said [1978] constitui um ponto de partida fundamental para essa discussão. Em Orientalismo, o autor demonstra que o Oriente foi produzido a partir de representações formuladas no Ocidente e associadas ao exotismo, à irracionalidade e à ausência de movimento histórico. Essas representações participaram da formação de um regime de saber que organizou diferenças culturais segundo interesses coloniais e imperiais. Nesse processo, sociedades com histórias, línguas e experiências distintas foram reunidas sob uma mesma categoria: o Oriente.

A partir dessa crítica, diferentes autores passaram a investigar os fundamentos epistemológicos que sustentaram a produção desse objeto de conhecimento. Chakrabarty [2000], por exemplo, chama atenção para a permanência da Europa como referência universal nas narrativas históricas modernas. Conceitos como modernidade, progresso, secularização e desenvolvimento, elaborados em contextos históricos específicos, foram transformados em parâmetros para interpretar outras sociedades. Esse movimento produziu narrativas nas quais diferentes experiências históricas passaram a ser compreendidas a partir de sua relação com o percurso europeu.

É nesse contexto que Chakrabarty [2000] formula a ideia da "sala de espera da história". Povos não europeus foram situados em uma posição de espera diante de uma modernidade apresentada como já consolidada pela Europa. Provincializar a Europa significa questionar essa centralidade, reconhecendo a historicidade de suas categorias e possibilitando outras formas de compreender a experiência histórica. Essa perspectiva permite analisar a Ásia considerando seus próprios processos históricos e suas múltiplas temporalidades.

Mesmo sabendo que Chakrabarty faz parte dos estudos subalternos, é interessante trazê-lo para reflexão.

As reflexões de Homi K. Bhabha [1994] ampliam esse debate ao deslocar a atenção para os processos de tradução e negociação cultural. Seu conceito de "entre-lugar" [in-between] descreve espaços nos quais identidades são produzidas, transformadas e colocadas em relação. Em oposição a uma compreensão das culturas como estruturas fixas, Bhabha propõe pensar a cultura como resultado de encontros, deslocamentos e disputas permanentes.

Essa perspectiva contribui para pensar a Ásia contemporânea a partir de seus movimentos internos e externos. Migrações, diásporas, intercâmbios culturais e transformações sociais tensionam interpretações baseadas em unidades culturais homogêneas. A ideia de "Ásia em transe" expressa esse movimento contínuo, marcado pela convivência entre diferentes temporalidades, experiências históricas e formas de pertencimento.

A partir dessas contribuições, este artigo investiga como determinadas imagens da Ásia foram produzidas e colocadas em circulação em periódicos especializados pertencentes ao acervo do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia [CEAO/UFBA]. Esses periódicos registram debates, escolhas editoriais e formas de representação que participaram da construção do conhecimento sobre o continente no Brasil. Em suas páginas encontram-se perspectivas formuladas por pesquisadores brasileiros, europeus, norte-americanos e asiáticos, permitindo observar diferentes maneiras de interpretar a Ásia em distintos momentos históricos.

O levantamento realizado no acervo do CEAO identificou títulos relacionados à Ásia, organizados em diferentes eixos geográficos e temáticos. O conjunto reúne publicações dedicadas ao Japão, China, Índia, Coreia, Palestina, Israel, Vietnã e Filipinas, além de estudos sobre as diásporas síria e libanesa e publicações que abordam o chamado "Oriente" em uma perspectiva mais ampla. Também foram identificados diferentes gêneros textuais, como livros acadêmicos, relatórios institucionais, anais de eventos, obras memorialísticas e textos de divulgação. Esse conjunto evidencia a diversidade das formas pelas quais o conhecimento sobre a Ásia circulou e adquiriu legitimidade no contexto brasileiro.

O objetivo da pesquisa não está em estabelecer qual imagem da Ásia seria a mais adequada. O interesse está em compreender como essas representações foram construídas, quais referências orientaram sua elaboração e quais disputas atravessaram esse processo. Ao acompanhar a circulação desses discursos nos periódicos do CEAO, torna-se possível discutir os pressupostos que organizaram os Estudos Orientais e pensar caminhos de investigação para o campo.

Os periódicos como lugares de produção da Ásia

Os periódicos preservados no acervo do Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia [CEAO/UFBA] permitem acompanhar esse movimento a partir do Brasil. A catalogação realizada demonstra que diferentes países asiáticos aparecem associados a determinados campos de interesse, revelando que a construção do conhecimento sobre a Ásia ocorreu por meio de recortes temáticos específicos.

O Japão constitui o conjunto mais expressivo do acervo, reunindo publicações relacionadas principalmente à imigração japonesa no Brasil, aos processos de integração das comunidades nipônicas e às relações estabelecidas entre Brasil e Japão. Obras como O japonês no Nordeste Agrário, de Waldemar Valente, A assimilação e integração dos japoneses no Brasil, de Hiroshi Saito e Takashi Maeyama, e Os japoneses no Brasil, de Leila Maekawa, evidenciam como a presença japonesa foi frequentemente analisada a partir das experiências migratórias, dos processos de adaptação social e das relações entre identidade, memória e pertencimento. Também se destacam materiais relacionados aos marcos históricos da imigração, como o documento resultante do simpósio promovido pelo governo federal sobre os 70 anos da migração japonesa no Brasil [1978], que revela o interesse institucional em registrar e interpretar essa presença no país.

Israel e Palestina aparecem em outro conjunto temático, relacionado aos conflitos políticos no Oriente Médio, ao sionismo, ao antissemitismo e às disputas territoriais envolvendo a questão árabe-palestina. As obras dedicadas a esses temas revelam uma produção marcada pelos acontecimentos políticos internacionais e pelas diferentes formas de interpretação dos conflitos envolvendo judeus, árabes e o Estado de Israel.

A China aparece associada a temas como filosofia, medicina tradicional, literatura, arte, religião e economia. O conjunto de obras sobre o país revela uma aproximação que frequentemente passa pela valorização de tradições culturais e sistemas de pensamento chineses. Destacam-se publicações dedicadas à medicina chinesa, à acupuntura, à arte do chá, à literatura, à cerâmica, à pintura e à filosofia confucionista, além de estudos voltados às dinastias chinesas e a contextos específicos como Macau. Esses materiais demonstram como a China foi frequentemente apresentada a partir de suas tradições históricas e culturais, articulando elementos filosóficos, artísticos e sociais.

A Índia concentra obras relacionadas à religião, filosofia, história e cultura. O título Cultura e Civilização Indiana [1968], de Gertrude Emerson Sen, publicado pelo Centro de Estudos Afro-Orientais [CEAO] na série Estudos, constitui um exemplo significativo desse conjunto. A obra, produzida a partir de uma iniciativa vinculada à Embaixada da Índia no Brasil, apresenta ao público brasileiro uma introdução à história e à cultura indiana, revelando também os processos institucionais envolvidos na circulação de determinadas imagens sobre o país. O acervo reúne ainda materiais relacionados às tradições religiosas indianas, manifestações artísticas, culinária e às conexões históricas estabelecidas entre a Índia e outros territórios, como a antiga Guiana Britânica.

A Coreia aparece em obras dedicadas tanto às questões políticas quanto às manifestações culturais. Entre os materiais identificados, encontram-se estudos sobre a divisão entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, além de publicações voltadas às artes coreanas, incluindo cerâmica, pintura e poesia, bem como trabalhos relacionados aos períodos dinásticos da história coreana.

O Vietnã aparece em títulos voltados tanto à introdução cultural quanto aos conflitos políticos do país. A obra Hô Chi Minh [1968], de Jean Lacouture, constitui um exemplo importante para pensar as mediações envolvidas na produção do conhecimento sobre a Ásia. A trajetória do líder vietnamita aparece no acervo por meio de uma biografia escrita por um autor francês, publicada em língua francesa, evidenciando que a circulação de conhecimentos sobre determinados países asiáticos também ocorre por meio de perspectivas externas aos próprios contextos analisados.

As diásporas síria e libanesa aparecem em obras como a coleção Brasil Líbano-Sírio, de Jamil Safady, e O Líbano no Brasil, de Jorge Safady. Esses materiais deslocam a discussão sobre Ásia para o campo das migrações e das relações estabelecidas entre comunidades de origem árabe e a sociedade brasileira, evidenciando que o conhecimento sobre o continente também foi construído a partir de experiências diaspóricas.

O conjunto de obras classificadas como “árabes” reúne discussões sobre literatura, islamismo, cultura e contextos nacionais diversos, incluindo Turquia, Irã e outros países árabes. Esses materiais também abordam revoluções, relações internacionais e conflitos envolvendo diferentes grupos sociais e políticos, demonstrando a diversidade de perspectivas reunidas sob uma mesma classificação.

As Filipinas aparecem em títulos relacionados à economia, demografia, migração e relações com o Japão. Embora em menor quantidade, essas obras ampliam a compreensão sobre as conexões históricas e políticas estabelecidas entre diferentes regiões asiáticas.

Por fim, outras obras tratam do chamado “Oriente” em uma perspectiva mais ampla, reunindo debates sobre Terceiro Mundo, eventos acadêmicos, movimentos políticos e perspectivas feministas. Nesse conjunto, destaca-se Orient et Occident, peuvent-ils se comprendre? [1958], de Fradier, publicação vinculada à coleção da UNESCO. A obra é particularmente relevante porque problematiza a própria separação entre Oriente e Ocidente, questionando categorias utilizadas historicamente para organizar diferenças culturais e intelectuais.

Esses conjuntos demonstram que a ideia de Ásia presente no acervo não foi construída a partir de uma única perspectiva. Ela resulta de diferentes recortes temáticos, interesses acadêmicos e contextos históricos. Os títulos preservados no CEAO revelam que o continente foi interpretado a partir de múltiplos caminhos: migração, religião, arte, conflitos políticos, filosofia, diplomacia e relações internacionais. A Ásia, nesse sentido, aparece como uma categoria construída por diferentes práticas de produção e circulação do conhecimento.

Considerações finais

Esta pesquisa partiu da necessidade de problematizar uma categoria frequentemente tomada como evidente: a Ásia. Ao longo do trabalho, foi possível observar que ela não constitui um referente neutro ou estável, mas uma construção histórica atravessada por tradições intelectuais, interesses políticos e formas específicas de produção do conhecimento.

A crítica de Edward Said [1978] foi fundamental para compreender como o Oriente foi constituído como objeto de saber em relação a projetos coloniais e imperiais. As contribuições de Chakrabarty [2000] e Bhabha [1994] ampliam essa discussão ao evidenciarem os limites de categorias universais e os processos de negociação, tradução e deslocamento presentes nas experiências culturais. Essas perspectivas permitem compreender a Ásia como um espaço marcado por diferentes temporalidades, trajetórias históricas e formas de pertencimento.

A análise do acervo do Centro de Estudos Afro-Orientais [CEAO/UFBA] demonstrou que essas disputas também estão presentes na circulação do conhecimento no Brasil. Os periódicos e obras catalogados revelam diferentes formas de representar sociedades asiáticas, reunindo estudos acadêmicos, documentos institucionais, obras de divulgação e narrativas memorialísticas. Esse conjunto evidencia que o conhecimento sobre a Ásia foi produzido a partir de múltiplos lugares, idiomas e tradições intelectuais.

Os resultados da pesquisa também mostram que o acervo não constitui um conjunto homogêneo. As obras analisadas registram diferentes processos de circulação, apropriação e legitimação do conhecimento, permitindo observar como determinadas imagens sobre a Ásia foram construídas e transformadas ao longo do tempo. Nesse sentido, o CEAO se apresenta como um espaço privilegiado para investigar a formação dos Estudos Orientais no Brasil e as redes intelectuais que participaram desse processo.

Os periódicos e materiais analisados mostram que cada publicação carrega escolhas, contextos e perspectivas particulares. É nesse movimento que o tema encontra seu sentido: a Ásia permanece em transformação, assim como os modos de representá-la e interpretá-la.

Referências

 

Maria Clara de Deus Oliveira Gomes da Silva, é graduanda de Letras Vernáculas com Português como língua estrangeira da Universidade Federal da Bahia, e integrante do grupo de pesquisa Oriente em Movimento.

 

Dr. Milan Puh, é professor de educação da Universidade de São Paulo, e coordenador do Grupo de Pesquisa Línguas e Culturas em Movimento.

 

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myriam Avila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998

ELÍBIO JÚNIOR, Antônio Manoel; LIMA, Marcos Costa; ALMEIDA, Carolina Soccio Di Manno de. Provincializar a Europa: a proposta epistemológica de Dipesh Chakrabarty. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 7, n. 13, jul. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14295/rbhcs.v7i13.303.

SANCHES, Manuela Ribeiro. Traduzir “o que ainda não compreendo.” Um diálogo com Provincializing Europe. Práticas da História: Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past, n. 11, p. 125-141, 2020. Disponível em: www.praticasdahistoria.pt.

BAYARD, Pierre. Como falar dos livros que não lemos? Tradução de Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007..

INGOLD, Tim. Against space: place, movement, knowledge. In: INGOLD, Tim. Lines: a brief history. London: Routledge, 2007. p. 88-103..

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução de Tomas Rosa Bueno. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

2 comentários:

  1. Interessante estudo, eu já tentei buscar artigos sobre Ásia na revista mas tive algumas dificuldade pois a maior parte das edições traz textos sobre temas africanos e afro-brasileiros; como vocês fizeram a busca: consultaram os índices de cada edição da revista ou usaram alguma estratégia ou ferramenta de busca específica? Também gostaria de entender melhor o objetivo da pesquisa, este levantamento das publicações sobre vários tópicos asiáticos na "Afro-Ásia" visa uma continuidade de pesquisas discutindo algumas destas publicações encontradas, por exemplo analisando categorias, conceitos ou referenciais teóricos recorrentes?

    ResponderExcluir
  2. Maria Clara de Deus7 de julho de 2026 às 11:50

    Olá, tudo bem?
    Obrigada pelo elogio e comentário.

    Esse trabalho com o CEAO foi um trabalho quase que bibliográfico e arquivista, foram dois anos de pesquisa física, indo até a biblioteca e vendo livro por livro. A nossa pesquisa derivou dois datas-base, um de um acervo restrito que só pesquisadores tem acesso, esse ainda está em fase de desenvolvimento, porque os livros só possuem neste acervo, sem conteúdo online, e sem possibilidade de empréstimo. E o segundo que vamos publicar em breve é o catálogo voltado apenas para as temáticas asiáticas, tiradas do acervo circulante, com obras um pouco mais recentes, e com um acesso mais facilitado.

    Só um pequeno adendo, não é uma pesquisa que foca tanto nas questões "Afro", a gente pesquisa e debate em cima dos materiais encontrados no acervo, caçando os materiais referentes a Ásia ou temáticas afins, como países africanos que são islâmicos, mas aí o objeto de análise é o islã, não exatamente o país.

    Sobre pesquisar em revistas, existe o International Institute for Asian Studies (IIAS), atualmente é o mais instituto voltado para os estudos asiáticos no "ocidente".

    E sobre a segunda pergunta, não é seja um levantamento sobre publicações de vários tópicos, foi um levantamento para entender o que se tem sobre a Ásia no acervo do CEAO, que historicamente foi se afastando dos estudos asiáticos e focando nos estudos afros, mas o que se tem sobre isso lá?

    A pesquisa tem esse teor, e aqui eu trouxe alguns poucos exemplos para demonstrar que são visões muito abertas e diversas de países distintos. E que existem diferentes narrativas, os países falando de si mesmos, os europeus falando deles, as embaixadas supervalorizando, e por aí vai...

    Eu costumo fazer mais análises em apresentações orais, apresentando em congressos. Mas vou levar em consideração a ideia de escrever mais essas análises, obrigada!


    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.